Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Pará

Publicado em: 20 Mai 2016

No próximo domingo, 10 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completa 70 anos de existência no Brasil e ao longo de todo o ano de 2016 a instituição desenvolverá ações e atividades comemorativas, com ênfase na educação profissional e na valorização de sua trajetória.

O Senac é uma referência nacional em educar para o trabalho no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mesmo em um momento de retração da economia, há postos de trabalho que deixam de ser ocupados por falta de pessoas qualificadas. E aí que a qualificação profissional se mostra essencial, tanto para quem pretende iniciar uma carreira quanto para quem visa se manter em uma boa posição no mundo do trabalho, sempre se atualizando na área em que atua ou buscando aperfeiçoamentos.

Criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621, o Senac é o principal agente da educação profissional voltado ao setor de comércio de bens, serviços e turismo. Assim como o Sesc, o Senac é mantido pelos empregadores do comércio, sendo administrado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). No âmbito estadual, o Senac integra o sistema Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA), presidido pelo empresário Sebastião Campos, o qual também responde pela presidência do Conselho Regional do Senac/PA.

A instituição está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com educação profissional em 12 áreas de formação, incluindo cursos de idiomas. O Serviço chegou ao Pará com a abertura de sua Delegacia Regional, em 18 de julho de 1947, com sede e foro no Edifício Casa do Comércio, situado na avenida Assis de Vasconcelos, esquina com a rua com Ó de Almeida, bairro Campina, centro de Belém, exatamente no mesmo lugar onde até hoje funcionam as sedes administrativas do Senac e do Sesc, juntamente com a presidência Fecomércio/PA.

Por meio de diferentes modalidades de ensino, a programação de cursos do Senac foca na democratização do acesso ao ensino profissionalizante, independente de distâncias ou condições sociais. Atualmente há Centros de Educação Profissional (CEP) em Belém, Castanhal, Parauapebas e Santarém, além do Centros de Educação Profissional Ações Móveis e da Coordenação de Educação a Distância (CEAD), através das quais a instituição estabelece braços para atender todo o Pará.  Neste primeiro trimestre de 2016 ainda será inaugurada mais uma unidade em Marabá e até o fim do ano, outra em Barcarena.

Em todo o estado, em média, o Senac atende 25 mil alunos por ano em cursos de educação profissional, os quais atendem à ocupações em diferentes eixos do mercado, como Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios,  Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Cultural e Design, dentre outros. A oferta abrange cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamentos, cursos técnicos, aprendizagem comercial (Programa Jovem Aprendiz) e cursos a distância. 

Além dos cursos, o Senac também atua em prol do empresariado, com atendimentos em soluções corporativas, cursos customizados in company e o Banco de Oportunidades, um serviço que aproxima alunos recém formados pela instituição e empresas que procuram profissionais bem preparados. Entre 2014 e 2015 o Senac/PA encaminhou 1311 alunos para o mercado de trabalho por meio desta ferramenta.

Em 70 anos o mundo não parou de mudar.  O Senac também não. Por isso a instituição já capacitou milhões de brasileiros em cursos presenciais e a distância, investiu em infraestrutura, desenvolveu tecnologia, produziu conhecimento com a publicação de materiais didáticos e contribuiu para o crescimento de empresas com consultorias. O foco no ensino do futuro do mundo permeou verdadeiras transformações de vidas, com reflexo imediato no mercado que recebe profissionais muito mais qualificados e preparados. E esta história está só começando!

Saiba mais sobre o Senac no Pará em www.pa.senac.br.

Daniele Brabo
Assessora Técnica de Comunicação – Senac/PA
(91) 4009-6851 / 982826815/ danielebrabo@pa.senac.br
www.pa.senac.br | www.facebook.com/senacpara


 

 



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br