Pará

Perguntas frequentes

É sigla do Programa Senac de Gratuidade, uma ação da instituição para promover a inclusão social. O PSG foi operacionalizado, a partir de 2009, a partir de Acordo com o Governo Federal, para garantir a oferta de vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial ao Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.
Presente com ações em todo o Brasil, o Senac de cada estado divulga as vagas gratuitas para cursos presenciais e a distância. Os interessados fazem suas inscrições e são selecionados segundo a ordem cronológica de suas inscrições. O candidato selecionado apresenta a documentação pertinente durante o processo de matrícula, quando também é informado sobre o período de início das aulas. Aí é só começar a estudar e se preparar para uma carreira.
O PSG foi criado para atender à população de baixa renda, isto é, pessoas com renda familiar mensal por pessoa inferior a dois salários mínimos (salário mínimo federal). Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade. Essas condições são válidas para os cursos de formação inicial e continuada e para os cursos técnicos. Já a oferta de aprendizagem profissional comercial possui condições específicas determinadas pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000).
Primeiramente, é preciso calcular a renda bruta de todos os membros de sua família. Por exemplo, somando todos os salários e dividindo esse total por todos os componentes que dividem a mesma moradia. Se a média for até dois salários mínimos federais, você poderá concorrer a uma vaga no PSG. Lembrando que entende-se por grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas que residam na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar e tenham com o candidato algum dos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó). Qualquer dúvida, acesse a calculadora de renda per capita na página principal deste site.
Entre em contato com o Senac da sua região, verifique a programação em oferta, escolha o curso, o turno e o endereço mais convenientes para você.
Sim. O candidato deve apresentar toda a documentão exigida para a sua matrícula. A ausência de qualquer dos documentos será impeditivo para sua participação. Os requisitos básicos para cadastramento são:
  • Possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos federais
  • Possuir CPF
  • Possuir documentos que comprovem o atendimento aos requisitos de acesso estabelecidos para os cursos e as informações prestadas no ato do cadastramento
  • Ser aluno, que esteja cursando ou já tenha concluído a educação básica e trabalhador (empregado ou desempregado), priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador.
Para efetivar a Matrícula, o candidato terá de atender aos requisitos do PSG e do curso escolhido.
  1. No ato da matrícula, o Departamento Regional deverá conferir e recolher a documentação necessária informada no processo de inscrição, sendo indispensável a apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e respectivo número, e demais documentos de acordo com pré-requisitos do curso.
  2. Para os cursos do tipo Aperfeiçoamento, será necessário que o candidato apresente:
    1. Certificado de curso de Qualificação Profissional, ou
    2. Registro de ocupação em Carteira de Trabalho Profissional, ou
    3. Declaração da empresa empregadora, ou
    4. Autodeclaração de trabalho/experiência profissional.
  3. Na efetivação da matrícula, além de apresentar documentos e atender aos requisitos do curso, o aluno – ou o seu responsável legal – assinará a “Autodeclaração de renda” e o “Termo de Compromisso” com a definição das regras a serem cumpridas. Na oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada pela Rede EAD, o candidato deverá preencher os formulários com as informações dos documentos solicitados e dar “aceite” durante a inscrição, o que implicará em responsabilidade direta sobre as informações preenchidas nos documentos. Quando o candidato preencher e der o “aceite”, comprovando o atendimento a todos os documentos exigidos, a matrícula será processada e o candidato avisado da sua efetivação por meio do e-mail informado.
Após análise da documentação (etapa de triagem e matrícula), os originais, exceto da documentação comprobatória de escolaridade, serão devolvidos aos candidatos.
No ato da matrícula, o candidato - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, no qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, poderá ter a matrícula cancelada e poderá ser impedido de fazer nova solicitação de vaga no PSG no mesmo exercício.
A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac Rio, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo, a mesma carga horária e o mesmo material didático.
Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão. Além disso, no mesmo período é possível participar de um segundo curso desde que em turnos diferentes.

Saiba mais

Como se inscrever

Acompanhe aqui o passo a passo para se inscrever no PSG.

Consulta de Vagas

Escolha a unidade de sua preferência e veja os cursos em oferta.