Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Cozinheiro

Objetivo

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:
-Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
-Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
-Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
-Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
-Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Público alvo

Comunidade em geral.

Pré-Requisito

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Documentos exigidos para matrícula:
Requerimento de matrícula
Documento de identidade
CPF
Declaraçãode escolaridade
Comprovante de residência

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as pecificações, caso existirem.

Perfil profissional

O Cozinheiro é o profissional que tem como atribuição a preparação e a apresentação de produções culinárias que compõem os cardápios de estabelecimentos alimentícios. É responsável pela organização do ambiente e dos insumos, pela operação e conservação de equipamentos e utensílios da cozinha.
Esteprofissional atua em lanchonetes, bares, restaurantes, catering, cozinha industrial e demais estabelecimentos que ofertem refeições, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Trabalha em equipe, interagindo com os demais profissionais da área de gastronomia e exerce suas atividades sob supervisão.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho,o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher” e pertence ao segmento de Hospitalidade.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Cozinheiro:
Controlar e organizar estoque de cozinha;
Organizar o ambiente de trabalho para elaboração das produções culinárias;
Pré-Preparar os ingredientes para elaboração das produções culinárias;
Realizar cocções em produções culinárias;
Preparar e apresentar produções da culinária;
Elaborar e preparar cardápios;

Inscrição no Curso

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
Documento oficial de identificação (cópia);
CPF (cópia);
Comprovante de escolaridade (cópia);
Comprovante de residência (cópia);