Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Cabeleireiro

Objetivo

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Desenvolver competências relacionadas à ocupação do cabeleireiro por meio de uma formação ampla, que permita ao profissional negociar e gerir o trabalho com excelência em qualidade de forma ética e criativa.

Objetivos especificos:

- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de acoes que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimulem o aprimoramento continuo.
- Estimular, por meio de situacoes de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentaveis e colaborativas nos alunos.
- Articular as competencias do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visao critica e a tomada de decisao para resolucao de problemas.
- Promover uma avaliacao processual e formativa com base em indicadores das competencias, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificacao da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como principio pedagogico e para consolidacao do dominio tecnico-cientifico, utilizando recursos didaticos e bibliograficos.

Público alvo

Pessoas interessadas no segmento de beleza, que desejam atuar na profissão de cabeleireiro.

Pré-Requisito

Idade minima: 18 (dezoito) anos no ato da matrícula

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Perfil profissional

O profissional cabeleireiro é responsável por realizar procedimentos de embelezamento e cuidados nos cabelos. Exerce suas atividades em salões, institutos de beleza, spas, clínicas de estética, hotéis, lojas de cosméticos, cruzeiros marítimos, academias e domicílios, entre outros lugares. Este profissional organiza o ambiente de trabalho, realiza procedimentos de cuidados, corte, penteados e químicos nos cabelos. Geralmente atua em equipe, interagindo com outros funcionários do estabelecimento, respeitando o cliente e contribuindo para sua satisfação e fidelização.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Estas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar”, e pertence ao segmento de Beleza. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 12.592/2012. CBO: 5161
A seguir estão as competências que compõem o perfil do cabeleireiro:
1. Organizar o ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro.
2. Realizar procedimentos de higienização e modelagem dos cabelos.
3. Realizar procedimentos de hidratação e reconstrução capilar.
4. Realizar procedimentos de corte de cabelos.
5. Realizar procedimentos químicos capilares.

Inscrição no Curso

- Documento de identidade.
- CPF.
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluidas neste item as especificações, caso existam.